3. Medo o receio de não passar - Não se deixe levar por tais fantasmas. Há várias formas de lidar com o medo. Não se preocupe com ele, desfoque a preocupação, "conta-ataque" com imagens ou mensagens positivas. O cerebro é capaz de controlar sua atenção sobre um ou outro ponto, como quando em uma festa atendemos o celular ou conversarmos com um apessoa em especial. Utilize essa capacidade do cerebro para não prestar atenção no medo. Elimine-o por conta de sua inutilidade.
Dica: "Se um problema tem solução, não se preocupe; se não tem solução, pra que se preocupar".
4. Ansiedade - Se fruto da pressa, saiba que ela só vai prejudicar seu desempenho. Não adianta apressar as coisas, tudo tem o seu tempo.
Dica: Respire fundo, procure realizar alguma atividade que o faça deixar mais tranquilo.
5. Nervosismo - este inimigo, constatemente citado, é membro da mesma quadrilha em que atua o medo, a ansiedade e o desespero.
Dica: O nervosismo e o desesperoquando a pessoa equivocada se impõe no dever de passar em uma prova ou concurso determinado: muitas vezes a gente é aprovado na 3ª ou 4ª vez ou até 100ª tentativa. O importante é conseguir, mesmo que demore um pouco.
6. Comparações com terceiros - Esta é uma das atitudes mais tolas que alguém pode ter. Essa atitude causa ANSIEDADE, ORGULHO, ARROGÂNCIA, INVEJA, RANCOR, COMPLEXOS, etc., ou seja, uma gama enorme de fatores negativos.
Dica: A única comparação que faz sentido e é indicada para um estudante é aquela feita com seu próprio desepenho. Vença a si mesmo. Este é o desafio.
7. Insegurança- A solução aqui é a seguinte: afaste o medo.
Dica: A insegurança é fruto do medo, problema já mencionado acima.
8. Vontade de desistir- desistir é, num primeiro momento, mais fácil do que persistir.
Dica: Quem desistir é mais fácil pois não chega ao destino. É isso o que você deseja?
In: DOUGLAS, William. Como passar em provas e concursos.21.ed.RJ:Elsevier, 2008
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seus comentários ou dúvidas.... Em breve responderemos!!!!