O que é uma mesa-redonda?
É um
gênero oral e dela participam pessoas
preparadas para discutir um assunto de interesse no momento. Uma pessoa – o
moderador- abre o
evento, apresentando o tema a ser desenvolvido e as pessoas
convidadas para expor.
Depois,
cada um dos convidados lê um
texto previamente preparado ou fala sobre o tema. Em seguida, os expositores
geralmente confrontam suas ideias e, na
sequência, o público participa, dirigindo perguntas a eles.
O papel do Moderador?
Assim
como no debate, na mesa-redonda é fundamental a
atuação de um moderador, isto é, uma pessoa que coordena a
discussão.
Cabe ao moderador
iniciar e encerrar os trabalhos, agradecer a presença do público, esclarecer a finalidade da mesa-redonda e apresentar as pessoas convidadas, anunciar
o tempo estipulado para a participação
de cada convidado e o tempo máximo de duração do evento, esclarecer o modo como vão ser conduzidos os trabalhos a outro
participante, empregando para isso expressões como: por exemplo, passemos agora a palavra
para fulano de tal.... Ou vamos ouvir agora as palavras de Fulano de Tal etc.
A organização
Geralmente
há uma “rodada” de participações, na qual cada expositor apresenta seu texto no
tempo estipulado (caso o expositor ultrapasse o tempo, o moderador deve
adverti-lo.
Na etapa seguinte, o coordenador dá o direito
de palavra ao público, que, por escrito ou oralmente, formula perguntas a um ou
mais expositores.
Às vezes, dependendo das regras, é possível
que haja uma etapa intermediária, na qual os expositores fazem perguntas ou
comentários entre si e discutem as opiniões antes de serem questionados pela
plateia.
Preparando a mesa redonda.
Fonte de Referência: Assis, Machado. Memórias Póstumas de Brás. SP: Ática, 1994.
A classe
deve ser organizada em cinco grupos, de modo que cada um seja responsável pela
pesquisa e produção de um texto a ser apresentado durante a mesa-redonda. Os
textos devem ser produzidos com vistas a
responder à seguinte pergunta:
1.Até
que ponto a vida imita a arte? Deve explorar os fatos do cotidiano, sem deixar
de ser ético.
Temas abordados:
•A
hipocrisia e ironia.
•A
identidade – a
divisão do ser, o desdobramento da personalidade (Quem sou eu? Em que medida eu só existo
por meio dos outros? Eu sou mais autêntico quando penso ou quando existo?
Haverá mais de um ser em mim? A
relação entre o fato real e o fato imaginário, entre o que aconteceu e o que
pensamos que aconteceu. )
•Os
grandes arquétipos.
Escolhendo o moderador e preparando o localdo evento
Quem
quiser ser moderador da mesa-redonda deve se candidatar. Depois da escolha do
moderador, por votação, a classe deve preparar o local onde ocorrerá o evento. À frente da plateia, deve haver uma mesa com um número
de assentos equivalentes ao das pessoas que falarão sobre o assunto. Se
possível, afixem nas paredes o local cartazes informativos ou com perguntas, de
modo a criar expectativa e uma atmosfera
de debate e polêmica.
Realizando a Mesa-redonda
Para
participar do evento, devem ser convidados a direção da escola, coordenadores,
professores, funcionários, familiares, amigos e pessoas da comunicade.
Sob a coordenação do moderador, os trabalhos
devem se desenrolar de acordo com os procedimentos citados anteriormente, como,
por exempli, abertura, apresentação dos participantes, encerramento etc.
Na 1ª rodada, os expositores leem o texto preparado ou falam
sobre o tema pesquisado. A plateia deve ouvir
silenciosamente, aguardando sua vez de participar. Quando chegar a vez da participação da plateia, a pessoa pode se
dirigir a um dos expositores ou a todos. No caso de a observação ou pergunta
ser dirigida a todos, o moderador pode indicar um dos expositores para
responder.
Na
interlocução entre os membros da mesa-redonda e a plateia, predomina a
variedade padrão da língua, embora possa haver maior ou menor grau de
formalismo, de acordo com o grau de intimidade entre os interlocutores.
•Evite certos hábitos da linguagem oral, como a repetição constante de palavras e expressões, como certo?, tipo, tipo assim, né? Ahnn..., pois elas prejudicam a fluência na exposição.
•Esteja atento ao sentido de vocábulos e conceitos relacionados ao tema em debate para explicá-los à plateia, se houver necessidade.
•Durante a interlocução, se necessário, faça uso de expressões de reformulação, isto é, expressões que permitem retomar o sentido de uma palavra , etc. Use também expressões que confiram continuidade ao texto, como além disso, por outro lado, outro aspecto, apesar disso etc.
Análise do livro: