Translate

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Conteúdo Programático /Guia de Aprendizagem [1º Semestre _ 2ª Série do Ensino Médio_ 2016].

Aula Introdutória
·         Apresentação Docente [Postura e Perfil do professor].
·         Rotina acadêmica [Diário de Bordo, Normas de Convivência e Programa Ensino Integral].
·         Organização Caderno [REGISTRO DIÁRIO DE AULA], no padrão ABNT.
·         Apresentação Guia de Aprendizagem do Semestre [1º e 2º Bimestre].

Recapitulação
·         Teoria [Competências]Classes gramaticas – O que é? O que faz na oração? Ênfase: verbos, adj., subst., - Estudo e análise da Poesia; Prep. e Conj. - Estudo da Coesão Textual, Oração e Períodos.
·         Literatura: Era Medieval, Era Colonial e Era Clássica (Luso-brasileira).
·         Prática [Habilidades): Contextualização – Como as classes gramaticais e Literatura são apresentadas nos concursos vestibulares, AAP, Enem Etc.

Orientação Seminário = Montar Times de trabalho. Parceria com Orientação de Estudos e disciplina  Arte.  Projeto: Antologia Poética [S.A.: 04 – E o homem disse: “Haja a palavra”].

Caderno do Aluno
S.A.: 01 – Rindo Criticam os Costumes
Romantismo (Séc. XIX)- Contexto histórico, Características  e Principais Autores.
- Contextualização (Música: Não tem tradução, de Noel Rosa; Teatro:  O juiz da roça, de Martins Pena [1815- 1848] – Comédia de Costumes).
- Gênero Perfil Biográfico vs Biográfia.
- Frase, Oração, Período Simples e Composto.
- Coesão Textual (Conjunção).
- Ambiguidade.

- Olímpiadas de Língua Portuguesa 2016
[Oficina 1: Argumentar é preciso; Oficina 2: O Poder da Argumentação; Oficina 3: Informação (Notícia) vs Opinião (Reportagem); Oficina 4: Questões Polêmicas (Tese); Oficina 5: A polêmica no texto; Oficina 6: Por dentro do artigo. Oficina 7: O esquema argumentativo; Questão 8: Questão, Posição e Argumentos; Oficina 9: Sustentação de uma tese; Oficina 10: Como articular].
 -

S.A.: 02 -  O que faz de alguém um Escritor?
Gênero Notícia (fato) vs Gênero Reportagem (opinião) = Esfera Jornalística.
    (Função Social, Principais Características e Assimila Tipologia).
- Tese [Questão Controversa], como construir e identificá-la; Tema e Argumentos.

S.A.: 03 – Para Gostar de Ler Literatura.
- Retoma: Romantismo (Séc. XIX)- Contexto histórico, Características  e Principais Autores.
                - Poema vs Poesia
- Contextualização (Música: Lua Branca, de Chiquinha Gonzaga; Poeta Solitário, de Renato Russo; Poema: Luar de Verão, de Álvares Azevedo.
- O Texto Expositivo.
- Gênero Conto (Função Social, Principais Características e Assimila Tipologia), Contextualizar: ver leitura obrigatória.
- Romance vs Romance Aberto.
Realismo (Séc. XIX)- Contexto histórico, Características  e Principais Autores.
                - Distinguir as diferenças entre Leitura de Distração e Leitura Literária.



S.A.: 04 – E o homem disse: “Haja a palavra”.
 - Análise Poema (Nível fonético, Nível morfológico e Nível semântico) – Contextualizar:  Poema: Primeira Lição, de Lêdo Ivo.
- Gênero Slogan e anúncio = Esfera Publicidade e Propaganda.
- Gramática: Oração Coordenada Sindética e Assindética; Período Composto  e a construção do sentido.

S.A.: 05 – A Palavra e o Tempo                                 PROJETO: [Parceria disciplina Arte]
- O que é uma antologia?
Projeto: Antologia Poética  séc. XIX  e séc. XXI.

S.A.: 06 – O passado se faz presente.
- Estilística: Polissemia; Figuras de Linguagem (de som: Aliteração, Assonância, Paranomasia e Onomatopeia; de Palavra ou Pensamento: Comparação, Metáfora, Catacrese, Metonímia ou Sinedóque; Antítese, Paradoxo, Eufemismo, Parífrase, Hipérbole, Ironia, Prosopopeia, Sinestesia).
 - Retoma Romantismo [Estudo Poesia].
- Gramática: Pronome Pessoal do Caso Reto e Oblíquo.

S.A.: 07 – Tempus Fugit! Conte-me um conto fantástico.
- Estudo analítico do Poema (ênfase Fernando Pessoa.
- Gramática: Verbo [transitividade Verbal].
- Recapitulação: O Barroco [Ênfase Poesia Gregório de Matos]; O conto fantástico: Características e trajetória histórica.
     
S.A.: 08 – O presente do Passado Hoje     [Parceria Disciplina Arte]
- Recapitulação 3º Fase do Romantismo.
-  Poema (Navio Negreiro, Castro Alves) vs Pintura (Obra: Transporte de uma carruagem desmontada, de Jean-Baptiste Debret; 1768-1848) Tema: Escravidão.
- Gramática: Conjunção coordenada.

S.A.: 09 – O presente faz poesia   
 - Recapitulação: Conjunção Subordinada (Causa e Finalidade); Gênero Entrevista
- Analise Poema: Cerimônia de passagem, de Paula Tavares.

S.A.: 10 – Eu gosto de Mulher...               [Parceria Disciplina Arte]
- Recapitulação: Tema Mulher, na Literatura como foi/ é abordado? Análise do Poema.
         - Contextualização: Música: Ai que saudade da Amélia, de Ataulfo Alves e Mário Lago; Obra: Senhora, de José de Alencar.

Adicionais:
- Treino Ortográfico.
- Regras Nova Ortografia.
- Caligrafia.

Leitura Obrigatória [Sugestão do Docente]
   ·         Livros:
ü  Romance: Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.
ü  Dom Casmurro, Machado de Assis.
ü  6 Contos trágicos, aterrorizantes e repleto de fantasias: Noite na Taverna, de Álvares de Azevedo.


           ·                Contos avulsos:
ü  A cartomante, de Machado de Assis.
ü  A causa Secreta, de Machado de Assis.
ü  O espelho, de Machado de Assis.
ü  Missa do galo, de Machado de Assis.
ü  O corvo, de Edgar Allan Poe.
ü  Cinco Minutos, de José de Alencar.

·         Poema:
ü  O Navio Negreiro, de Castro Alves.
ü  Luar de verão, de Álvares de Azevedo.
ü  O açúcar, de Ferreira Gullar.

·         Teatro:
ü  [Comédia] O juiz da roça, de Martins Pena.
ü  [Tragédia Grega] Édipo Rei, de Sófocles.

·         Ler por prazer [sugestão do aluno]
ü  Cada obra lida contará uma nota para o bimestre, se apresentada em sala pelo aluno.



Avaliação

- Conforme Padrão da Unidade Escolar, inclui-se em Língua Portuguesa:
Gênero Escrito (Individual)
- Objetiva: Gramática, Literatura e Estilística.
- Dissertativa:  Produção de Texto, Interpretação e Compreensão de Texto.

Gênero Oral (Em Equipe)
- Seminário.
- Debate.
- Roda de Leitura.
- Jogo [Passa ou Repassa].

- Obrigação do Discente
ü  Manter o Caderno e Apostila em Dia.                  O não cumprimentos das normas acarretará em
  ü  Manter uma Rotina de Estudos.                                        Punição Conceitual, de até “-1 ponto”.
  ü  Manter a disciplina.
  ü   Participar ativa nas aulas.
  ü  Saber ouvir, Respeito e Organização.
  ü  Concluir atividades no Prazo.
  ü  Exigir uma aula de qualidade [qualitativa, quantitativa e contextualizada].
     ü  Colaborar com a Organização da Sala de Aula.

Referências bibliográficas.
[ALUNO]
ü  Museu da Língua Portuguesa: http://www.museudalinguaportuguesa.org.br
ü  Caderno do Aluno. Língua Portuguesa e Literatura. 2ª série. Vol.1. Ensino Médio, 2014. [Versão PDF]
ü  Livro didático.
e-mail Classe: eiport2014@gmail.com  senha: 
e-mail Professora: escapacherri@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários ou dúvidas.... Em breve responderemos!!!!

Para REFLETIR....

Para REFLETIR....