Translate

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Gênero: A mesa - redonda / Tipologia Relatar

 Gênero: A mesa - redonda



O que é uma mesa-redonda?

         
           É um gênero oral e dela participam  pessoas preparadas para discutir um assunto de interesse no momento. Uma pessoa – o moderador- abre o evento,  apresentando  o tema a ser desenvolvido e as pessoas convidadas para expor.
         Depois, cada um dos convidados lê um texto previamente preparado ou fala sobre o tema. Em seguida, os expositores geralmente  confrontam suas ideias e, na sequência, o público participa, dirigindo perguntas a eles.

O papel do Moderador?


      Assim como no debate, na mesa-redonda é fundamental a atuação de um moderador, isto é, uma pessoa que coordena a discussão.
       Cabe ao moderador iniciar e encerrar  os trabalhos, agradecer  a presença do público, esclarecer a finalidade da mesa-redonda e apresentar as pessoas convidadas, anunciar o tempo estipulado para  a participação de cada convidado e o tempo máximo de duração do evento, esclarecer o modo como vão ser conduzidos os trabalhos a outro participante, empregando para isso expressões como: por exemplo, passemos agora a palavra para fulano de tal.... Ou vamos ouvir agora as palavras de Fulano de Tal etc.

A organização

  Geralmente há uma “rodada” de participações, na qual cada expositor apresenta seu texto no tempo estipulado (caso o expositor ultrapasse o tempo, o moderador deve adverti-lo.
  Na etapa seguinte, o coordenador dá o direito de palavra ao público, que, por escrito ou oralmente, formula perguntas a um ou mais expositores.
  Às vezes, dependendo das regras, é possível que haja uma etapa intermediária, na qual os expositores fazem perguntas ou comentários entre si e discutem as opiniões antes de serem questionados pela plateia. 

Preparando a mesa redonda.

Fonte de Referência: Assis, Machado. Memórias Póstumas de Brás. SP: Ática, 1994.

A classe deve ser organizada em cinco grupos, de modo que cada um seja responsável pela pesquisa e produção de um texto a ser apresentado durante a mesa-redonda. Os textos devem ser produzidos com vistas  a responder à seguinte pergunta:
1.Até que ponto a vida imita a arte? Deve explorar os fatos do cotidiano, sem deixar de ser ético.

Temas abordados:
A hipocrisia e ironia.
A identidade a divisão do ser, o desdobramento da personalidade (Quem sou eu? Em que medida eu só existo por meio dos outros? Eu sou mais autêntico quando penso ou quando existo? Haverá mais de um ser em mim?  A relação entre o fato real e o fato imaginário, entre o que aconteceu e o que pensamos que aconteceu. )
Os grandes arquétipos.


Escolhendo o moderador e preparando o localdo evento

    
    Quem quiser ser moderador da mesa-redonda deve se candidatar. Depois da escolha do moderador, por votação, a classe deve preparar o local onde ocorrerá  o evento. À frente  da plateia, deve haver uma mesa com um número de assentos equivalentes ao das pessoas que falarão sobre o assunto. Se possível, afixem nas paredes o local cartazes informativos ou com perguntas, de modo a criar  expectativa e uma atmosfera de debate e polêmica.

Realizando a Mesa-redonda


    Para participar do evento, devem ser convidados a direção da escola, coordenadores, professores, funcionários, familiares, amigos e pessoas da comunicade.
    Sob a coordenação do moderador, os trabalhos devem se desenrolar de acordo com os procedimentos citados anteriormente, como, por exempli, abertura, apresentação dos participantes, encerramento etc.
      Na 1ª rodada, os  expositores leem o texto preparado ou falam sobre o tema pesquisado. A plateia deve ouvir  silenciosamente, aguardando sua vez de participar. Quando chegar a vez  da participação da plateia, a pessoa pode se dirigir a um dos expositores ou a todos. No caso de a observação ou pergunta ser dirigida a todos, o moderador pode indicar um dos expositores para responder.

      Na interlocução entre os membros da mesa-redonda e a plateia, predomina a variedade padrão da língua, embora possa haver maior ou menor grau de formalismo, de acordo com o grau de intimidade entre os interlocutores.

Evite certos hábitos da linguagem oral, como a repetição constante de palavras e expressões, como certo?, tipo, tipo assim, né? Ahnn..., pois elas prejudicam a fluência na exposição.


Esteja atento ao sentido de vocábulos e conceitos relacionados ao tema em debate para explicá-los à plateia, se houver necessidade.

Durante a interlocução, se necessário, faça uso de expressões de reformulação, isto é, expressões que permitem retomar o sentido de uma palavra , etc. Use também expressões que confiram continuidade ao texto, como além disso, por outro lado, outro aspecto, apesar disso etc.













Livro: Memórias Póstumas de Brá Cubas

Análise do livro:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários ou dúvidas.... Em breve responderemos!!!!

Para REFLETIR....

Para REFLETIR....